Deus endureceu o coração de Faraó?
A questão envolvida na pergunta foi: "Deus quem endureceu o coração de faraó, para ele não deixar os hebreus saírem do Egito?", é uma polêmica que divide opiniões entre os estudiosos da Bíblia, porque envolve predestinação e livre-arbítrio. Como sou pastor batista, queria deixar registrado aqui o que está no artigo 6º da convenção sobre eleição;
Eleição é escolha feita por Deus em Cristo desde a eternidade de pessoas para vida eterna, não por qualquer mérito mas segundo a riqueza da sua graça.
1- Antes da criação do mundo, Deus no exercício da sua soberania Divina e a luz da sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que no correr dos tempos aceitariam livremente o dom da salvação.
2- Ainda que baseada na soberania de Deus essa eleição está em perfeita consonância com o livre arbítrio de cada um e de todos os homens.
3- A salvação do crente é eterna, os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus.
4- Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus.
5- O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação.
Dito isto voltemos a pergunta; "Foi Deus quem endureceu o coração de Faraó para que este não permitisse a saída dos hebreus do Egito?". A resposta é sim e não! Vou tentar explicar; Aqueles que crêem na predestinação soberana de Deus sem a participação do livre-arbítrio humano, usam o texto de (Rm 9; 17-18), citando faraó; "...porque diz a Escritura a Faraó; para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer". Usando este texto, podemos interpretar sim, que Faraó teve seu coração endurecido por Deus e portanto nada poderia ter feito contrário a isto. Porém o texto não quer mostrar Deus como um condutor de fantoches e sim mostrar que ele está sempre no controle. Faraó realmente teve seu coração endurecido por Deus, mas isso foi depois que ele pela maldade e dureza do seu coração se recusou a ouvir ir a voz de Deus através de Moisés. Deus sabia que faraó não deixaria o povo ir (Ex 3 ;19), por isso a partir da decisão maligna do próprio Faraó, endureceu seu coração ainda mais para demonstrar nele ele e no Egito o poder de Deus.
Deus abençoe.
Comentários
Postar um comentário