Quem são os gigantes de Gênesis 6?

 Olá Graça e Paz!

 Surgiu uma pergunta sobre quem seriam os gigantes mencionados no capítulo 6 do livro de Gênesis; "... havia naqueles dias gigantes na terra, e outros nasceram também quando os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens..." (Gn 6;4). Esta é uma pergunta cuja resposta divide opiniões, e é um tema delicado. A pessoa que me fez a pergunta aproveitou para mencionar sobre cenas do filme Noé, estrelado por Russell Crowe, onde gigantes de pedra ajudaram Noé construir a arca. Primeiramente queria destacar a questão do filme. A Bíblia não menciona nenhum gigante ou ser que teria ajudado Noé. Então de onde a direção do filme tirou isto? Eles pegaram emprestado o conceito estranho de antigos judeus místicos, que sugeriram que os anjos de Deus expulsos do céu após a criação, caíram e foram aprisionados em rochas, caminhando pela terra em busca de oportunidades para ajudar os seres humanos. Tudo baseado em escritos gnósticos de séculos atrás e que nada tem a ver com os relatos da Bíblia.

 Agora sim, retomando a questão dos gigantes, existe um posicionamento, pouco aceito na verdade, mas com a certa base bíblica; que os gigantes "nefilins" citados em Gênesis seriam fruto da conjunção carnal entre os "filhos de Deus" (anjos) e as mulheres ou "filhas de Adão" como está no original.

"... viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas e tomaram para si mulheres de todas as que quiseram..." (Gn 6;2). Estes seres foram então os "...valentes que houve na antiguidade, os homens de fama..." (Gn 6;4). Estes teriam ensinado aos homens toda sorte de pecados, inclusive a idolatria, bruxaria, entre outros, levando a humanidade para um estado de pecado que resultou no dilúvio. Os adeptos desta linha de pensamento para corroborar sua interpretação, utilizam alguns textos do novo testamento (Jd 6), onde os os anjos reservados na escuridão em prisões seriam esses filhos de Deus mencionados em (Gn 6;2). Também utilizam para reforçar esta ideia, o livro apócrifo de Enoch que dá detalhes de todo este episódio envolvendo a prostituição entre anjos e mulheres. E o que complica mais é que um texto citado por Judas faz menção de uma profecia que não se encontra na Bíblia canônica dos hebreus, mas se encontra no livro apócrifo de Enoch, (Jd 14 e 15), semelhantemente (IIPe 2;4), é utilizado para maturar o conceito que esses anjos que não guardaram a sua condição original foram aprisionados até o dia do juízo.

A outra vertente mais tradicional e mais aceita pela igreja reformada, interpreta que os filhos de Deus de (Gn 6;2), são a descendência piedosa de Sete e as filhas dos homens, que seriam a descendência ímpia de Caim. E para reforçarem esta interpretação, afirmam que Jesus disse que no céu nós, os salvos, seremos semelhantes aos anjos que não se casam e por dedução não possuem sexo, (Mt 22;30). Afirmam também que em (Gn 6; 4), o texto diz que já haviam gigantes naqueles dias, antes do casamento entre os "filhos de Deus"  e as filhas dos homens. Existem problemas nas duas linhas;

1- Se os "filhos de Deus" eram anjos e cometeram tamanha transgressão, porque são chamados filhos de Deus, já que seriam anjos caídos cometendo mais pecados? Pois se eles já haviam caído com Satanás, por que a Bíblia os trataria como "filhos de Deus"?

 2 - Se foram os anjos que pecaram, tomando as mulheres, seduzindo ou forçando, por que os juízos de Deus foram para o homem ? 

"...não contendera o meu Espírito para sempre com homem..." (Gn 6;3)

 "..  e viu o Senhor que a maldade do homem..." (Gn 6;5)

"... então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem..." (Gn 6;6)

"... e disse o Senhor; destruirei o homem..." (Gn 6; 7)

"... e viu Deus a terra e eis que estava corrompida, porque toda carne havia corrompido o seu caminho..." (Gn 6 ;12)

 E para os que acreditam que são descendências envolvidas e não anjos:

1- Por que a expressão "filhos de Deus" nunca no velho testamento é usada para se referir aos homens, antes é usada para se referir aos anjos como em (Jó 1;6), (Jó 2;1) e (Dn 3 25)

 2- Se os anjos não possuem a capacidade de se materializar e ter relações sexuais, como explicar anjos se alimentando (Gn 18; 8) e se apresentando a Lô em Sodoma com aparência humana, a ponto dos moradores da cidade estarem dispostos abusar deles?

 Existe ainda uma outra via de interpretação; A de que os "filhos de Deus" são anjos, mas que o relato deles tendo relações com mulheres humanas seria uma narrativa mitológica, comum entre os povos do oriente daquela região, e que Moisés a utilizou para mostrar a grande maldade e degradação existentes naquela época.

 Minha opinião;

 Aceitar este relacionamento carnal entre anjos e seres humanos abre um precedente muito grande e teríamos praticamente que aceitar o livro de Enoque como fonte inspirada, porém ele parece mais uma estória do "Senhor dos anéis", com monstros de 300 mt de altura. Que haviam gigantes naquela época, homens de grande estatura, não duvido, mas não consigo conceber a ideia de seres híbridos nas Escrituras não citados em nenhuma outra parte da Bíblia. No livro de números tem um relato de gigantes na terra de Canaã e que inclusive foram motivo dos israelitas ficarem com medo de entrarem na terra prometida. Homens grandes como Golias que Davi enfrentou 

 Por enquanto fico com os "filhos de Deus" sendo descendência piedosa que acabou se misturando com a descendência ímpia gerando ainda mais maldade que culminou com o dilúvio. Mas que a passagem de (Gn 6; 2 a 4) é bem intrigante isso é...

 Deus abençoe .

Comentários

  1. Agradeço a Deus pela vida do Pr. João Ricardo que tem estudado e esmerado em detalhar e responder dúvidas intrigantes como essa! Que Deus o abençoe para que continue sendo usado por Deus pregando a Bíblia na íntegra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário