Deus se arrepende?
Olá Graça e Paz!
A pergunta que foi feita é a seguinte: Por que a Bíblia diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem (Gn 6; 6), "... então se arrependeu o senhor de haver feito o homem...", sendo que (Nm 23;19), diz; "... Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa...". Como explicar? Primeiramente devemos entender que Deus não é como o homem, mas para que os homens possam compreender um pouco sobre quem ele é, seu caráter e sua vontade, a Bíblia utiliza em algumas passagens uma linguagem chamada "antropopática". Desta forma dá-se as ações de Deus um aspecto humano, para que o homem possa compreendê-lo. A palavra "arrependeu" descrita em (Gn 6; 6) é NAHAN, (grande decepção, respirar profundamente, lamentar), ou seja, Deus sentiu profunda tristeza pela decadência espiritual da humanidade.
No Velho Testamento todas as vezes que ocorrer; " Deus se arrependeu" a palavra usada é NAHAN, significando o lamento de Deus, profunda tristeza ou compaixão.
Quando o texto no Velho Testamento vai tratar do arrependimento humano a palavra hebraica utilizada é SHUV, (conversão, arrependimento). Por exemplo, quando os ninivitas se arrependeram após a pregação do profeta Jonas (Jn 3; 8), "...e converteram-se cada um do seu mau caminho...".
Deus realmente não muda seus propósitos eternos e imutáveis, mas tem afeição, amor e sentimento pelo homem.
Deus abençoe.
Comentários
Postar um comentário