A serpente que tentou Eva no paraíso era um animal de verdade?

 Olá, a Graça e a Paz.

 Hoje vou tentar responder uma pergunta com certeza complicada; a serpente que tentou Eva no Jardim do Éden era um animal de verdade ou existe apenas simbolismo nessa história? Bom, antes de emitir a minha opinião, vou descrever sem muitos detalhes algumas vertentes teológicas desta narrativa; primeiramente alguns consideram que a serpente era um animal de verdade e que foi possuída pelo diabo, ou seja a primeira sessão espírita na humanidade, onde o diabo por ser um espírito, necessitaria de um corpo para poder realizar alguma intervenção na terra. Lembramos que na passagem onde Jesus expulsa os espíritos malignos do endemoninhado gadareno, aqueles espíritos imundos pedem a Jesus para que ele permita que eles entrem na manada de porcos que pastava ali próxima, e Jesus os permitiu. E a manada de porcos despencou do despenhadeiro (MC 5; 10-13). Então é fato que o diabo e seus anjos podem possuir, além de corpos dos homens, corpos de animais. É estranho porém fato de Eva não esboçar nenhuma surpresa ao ouvir um animal falando. Pelo menos a Bíblia não registra tal surpresa. Este fato inclusive cria uma especulação de que a serpente animal, antes da entrada do pecado, por ser; "... a mais astuta dos animais que o Senhor Deus havia criado..." (Gn3; 1), possuía o dom da fala, além de possuir uma aparência bem diferente da que possui hoje, por que após o pecado teve o seu corpo modificado, tendo que rastejar, etc. Aceitando esta teoria, admite-se que o animal serpente consentiu em ser usada pelo diabo, o que justificaria o castigo lançado por Deus ao animal; "... porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda fera e mais que todos os animais do campo...", (Gn 3; 14).

 Outra teoria é que o diabo, mestre dos disfarces e da mentira criou uma ilusão para enganar Eva. Ilusão visual com argumentos verdadeiros; "...Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus sabendo o bem e o mal..." (Gn 3;5). A Bíblia diz que Satanás pode se transfigurar até em "anjo de luz" para enganar as pessoas (IICo 11;15). Nesta concepção, não havia na verdade um animal envolvido, apenas uma ilusão e todas as maldições proferidas por Deus foram lançadas ao ser espiritual , Satanás.

 Outra forma de interpretação é a de que a história do Éden, especialmente a queda do homem está carregada de simbolismos. Não existe serpente, fruto proibido, árvore do conhecimento, etc. São alegorias para transmitir uma mensagem mais fácil de compreender (dentro do contexto cultural da época cheia de mitos e lendas sobre o relacionamento humano e Deus). O diabo inclusive será apenas uma dessas alegorias para explicar a ação do mal. Há de se ressaltar que a figura do diabo não aparece muito nos textos veterotestamentários. São os textos do novo testamento com as narrativas de exorcismos nos evangelhos e as cartas de Paulo que irão apresentar melhor este personagem enigmático. Existem ainda muitas lendas judaicas a respeito desta serpente do Éden, mas o apóstolo Paulo adverte Tito a tomar cuidado com estas coisas; "... não dando ouvidos as fábulas judaicas..." (Tt 1; 14).

 Eu entendo que a narrativa de Gênesis é literal e que havia o animal serpente envolvido e foi usado pelo diabo para se aproximar de Eva. Porque ela não se surpreendeu a Bíblia não explica, como já dissemos. Que a serpente é o próprio Satanás está claro; "... ele prendeu o dragão, a antiga serpente que é o diabo...", (Ap 20; 2). As maldições lançadas na serpente são símbolos dos castigos impostos ao diabo; "... comerás pó...", ora as serpentes não comem pó, mas o homem feito do pó da terra é "devorado" ou "tragado" pelo diabo conforme ensina Pedro, (IPe 5; 8). E a  inimizade eterna entre a semente da mulher e a semente da serpente não pode se aplicar ao animal, mas ao diabo e a Cristo, semente da mulher, (Gn 3; 15). E, sem dúvida, apesar de Jesus ter o calcanhar mordido (na cruz), ele esmagou a cabeça do diabo, (Cl 2; 14-15).

Deus abençoe.

Comentários

  1. Há bastante linhas de pensamento e interpretação. Concordo com você! Muito clara a resposta! Obrigada!

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