A primogenitura roubada! Deus aprovou?

 

A primogenitura recusada por Esaú. O desprezo pelas bençãos de Deus.

Olá, Graça e Paz.

Sobre a benção dispensada para Jacó, que por uma questão da tradição comum da cultura da época deveria ter sido dada a Esaú, vamos comentar;  As perguntas feitas no grupo foram; "não poderia ter duas bençãos?", e "Deus consentiu com a enganação realizada por Rebeca e Jacó?
A Bíblia declara que Esaú desprezou sua primogenitura, ou seja ele sabedor das responsabilidades e privilégios concedidos ao filho mais velho da família, não deu a devida importância para as coisas de Deus, haja visto que em (Hb 12:16-17) diz ; "E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura, porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou".
 A primogenitura não era apenas uma benção qualquer como hoje dizemos: "...benção pai...", e o pai responde "...Deus te abençoe meu filho...", era uma benção com conotações espirituais e promessas  divinas. Rejeitar isso era como rejeitar o próprio Deus
!!
Certo é também que Deus não aprovou atitude de Jacó e de sua mãe enganando Isaque, fazendo Jacó se passar por Esaú, (Gn 27; 6-29). Quando ambos nasceram, Esaú e Jacó Deus já havia determinado que o maior serviria ao menor, (Gn 25; 23). A impressão que se dá é de que a mãe quis "ajudar" Deus, já que ela se afeiçoava mais a Jacó, e com medo dele perder a primogenitura resolveu elaborar um plano para enganar Isaque. Jacó pagou caro posteriormente; viveu boa parte da sua vida longe dos seus pais e com medo do seu irmão, pois ele disse que se vingaria, (Gn 27;41), foi enganado pelo seu tio Labão, (Gn 29; 21-27), e o pior de tudo, foi enganado pelo seus filhos sobre paradeiro de José, (Gn 37; 31-35). Ou seja, não vale a pena o pecado.
Deus abençoe.

Comentários